O perfil define quais direitos e permissões tem o usuário do sistema. Após o usuário ser autenticado o processo de definição de acesso determina o que ele pode fazer no sistema. Cada colaborador pode ter um perfil de acesso ao sistema. Geralmente são definidos grupos de acesso. Exemplo: Grupo Vendas, Grupo Financeiro, Grupo Compras, etc.

Para realizar as definições de acesso, navegue até o menu Administração → Usuários → Perfis de acesso.

Será aberto a tela abaixo, como pode-se observar na Lista de Perfil um cadastro de “administrador” já se encontra criado com acesso total e não deve ser modificado.

Para inclusão de um novo perfil clique em Incluir cadastro (F2), a tela entrará em modo “incluindo registro” preencha o descritivo do perfil de usuário e clique em Salvar cadastro (F4).

Após a inclusão do perfil de usuário é necessário definir suas “Permissões”, para isso selecione o perfil desejado na Lista de Perfil e clique em “Permissões de Usuário”

Uma nova janela será aberta onde determinaremos quais permissões o perfil selecionado terá acesso.

Na imagem abaixo temos o exemplo do perfil “financeiro”, então iremos adicionar todas as permissões pertinentes ao perfil “financeiro”. As permissões são nomeadas conforme o modulo para facilitar a busca utilize o campo filtro.

Na imagem abaixo é dado um exemplo no qual filtramos a palavra “receber” lado esquerdo (permissões inativas), adicionamos a permissão “contas a receber” selecionando a mesma e clicando na seta verde (apontado lado direto) ou no símbolo + e a permissão é transferida para a janela direta (permissão ativa).

Depois é preciso selecionar qual permissão o perfil possuirá dentro do modulo “contas a receber”. Para clique em “Contas a receber” (permissão ativa-janela direta) e será carregado todas as permissões intermediarias do modulo e o processo deve ser o mesmo para perfil. Selecione a permissão intermediaria e transfira para janela direita. No exemplo abaixo foi adicionamos as permissões intermediarias onde o perfil somente pode “alterar” e incluir um financeiro.

Após a inclusão a permissão necessária basta fechar as telas de “Cadastro Permissões de Perfil” e “Cadastro Perfil de Usuário”.

Obs. Não é possível excluir um perfil caso esteja vinculado a um usuário.