Ao lançar um pedido de venda e/ou nota fiscal é sempre importante fazer a conferencia das regras fiscais a fim de evitar problemas com o fisco. A seguir será apresentado o passo a passo para conferencia dos filtros quando o sistema não trouxer as regras fiscais automaticamente.

  1. Ao lançar um produto e identificar que o mesmo não puxou regra fiscal, o usuário pode clicar no botão apontado abaixo para recarregar as regras fiscais.

Caso o processo acima não tenha resultado será necessário verificar algumas configurações, tenha em mãos o CFOP, o código do cliente e o código do produto que não puxou a regra.

Para identificar o CFOP no pedido de venda é necessário abrir o cadastro de CGO e consultar a operação que está sendo utilizada no pedido.

Menu do sistema → Administração → Auxiliares → Vendas → CGO – Código Geral de Operações

2.O primeiro passo é abrir o cadastro do produto e verificar se existe grupo de tributação vinculado ao produto.

Atenção: não confundir com grupo de cadastro de produto, que existe apenas para organização interna/estoque.

3.Uma vez que o produto possua um grupo de tributação vinculado, é hora de verificar se existe uma regra fiscal cadastrada para a operação do pedido/nota.

– Abra o cadastro de regras fiscais

 Menu do sistema → Administração → Fiscal → Regras de Tributação → Regras de Tributação

– Clique na opção Filtrar Lista

– Preencha a informação do grupo (o mesmo que foi identificado no cadastro do produto).

– Preencha a informação de operação (CFOP, o mesmo identificado no cadastro da operação do pedido)

– Em seguida, clique em aplicar filtro.

4.Produto possui grupo, grupo possui regra fiscal com a operação do pedido, a próxima verificação deve ser no cadastro de cliente.

– Na regra fiscal identificada no passo anterior, clique no filtro 2 e identifique a configuração contribuinte do ICMS.

Esta configuração deve estar de acordo com o cadastro do cliente, caso possua informação divergente deve ser criada uma nova regra fiscal que atenda a configuração do cliente.

5. Após todas as conferencias, caso o sistema continue não recarregando as regras será necessário configurar novas regras testando e mudando o filtro de origem da mercadoria.

OBS: para cada etapa verificada e/ou corrigida deverá ser aplicada a configuração do item ‘a’.

6. Outra opção para verificação de regras é clicar no botão conferir regra fiscal localizado no pedido de venda.

Será aberta uma nova tela onde será apresentado todos os filtros necessários para o sistema identificar a regra fiscal correta, os filtros que não estiverem de acordo com a operação realizada serão apresentados em vermelho, neste caso, o usuário deve acessar o cadastro de regras e revisar as mesmas.  A tela mostra o caminho que deve ser corrigido e a condição se refere à operação realizada no pedido, ou seja, a regra deve atender às informações indicadas no campo condição.