Administração → Financeiro → Plano de Contas → Plano de Contas

Plano de contas é uma relação de códigos e classificações usada para o registro das entradas e saídas financeiras de uma empresa. Essa criação de categorias serve de base para estruturar os relatórios contábeis da organização, como seu balanço patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

O plano de contas não é, portanto, um relatório, mas sim a padronização das categorias que serão usadas para elaborar esses documentos

Na tela de plano de contas possui três abas que identificam se o Plano é para o Contas a receber, Contas a pagar ou ambos. Para inserir um novo plano de contas, clique na aba em que você deseja inseri-lo e clique em Incluir Cadastro (F2). Observe que existe uma sequência de numeração (1000, 1100, 1200), portanto no campo Pesquisa, entre com a próxima numeração disponível.

  • Plano Mestre: ao inserir um novo plano de contas, é necessário vincular a um plano mestre, conforme exemplo abaixo, onde Impostos é o Plano Mestre e os demais lançamentos são Planos de Conta. Para criar um Plano Mestre, não é necessário preencher o campo.

 

  • Plano Contábil: caso haja um controle de Plano Contábil criado pela contabilidade, é neste campo que ele será preenchido. Não é um campo obrigatório.
  • Classificação: é onde será definido se o Plano de Contas é uma Despesa, Investimento ou Despesa.