O sistema oferece a funcionalidade de devolução de produtos de uma venda já concretizada, ou seja, se o cliente devolve um produto de determinada venda, você lança a devolução no sistema e automaticamente o valor da diferença será calculado, gerando um Contas à pagar, atualiza o estoque e se quiser também lança a NFe de devolução ou vincula a uma NFe existente.

Para ver um vídeo demonstrativo da tela, clique aqui.

Para realizar a devolução localize no menu do sistema Vendas >> Devolução de vendas

 

Com o modulo aberto, clique em “Incluir” e informe o “cliente”, “empresa”, “estoque” e “data que a devolução foi/será realizada” e a “observação”, caso precise.

 

A devolução de venda pode ser feita através dos produtos selecionando a opção “Produtos da devolução” ou “Pedido de venda”:

 

Após selecionar a opção produtos de devolução clique em “Incluir”, localize o produto ou informe o código do produto depois a quantidade clique em “Salvar”

 

Apos inserir os produtos para devolução clique em “Processar” e depois confirme a operação, nesse momento o sistema ira efetuar a entrada desses produtos no estoque.

 

Apos encerrado o pedido ficará como na imagem abaixo, caso tenha informado algo errado, basta clicar em “Voltar Status”

 

Ainda no modulo de devolução, será orientado como fazer a devolução através do pedido de venda, para isso clique em “Incluir” e informe o “cliente”, “empresa”, “estoque” e “data que a devolução foi/será realizada” e a “observação”, caso precise.

Depois clique na opção “Pedido de Venda” automaticamente será aberto a tela de vendas finalizadas desse clientes sendo elas vendas através de pedido ou cupom.

Realize o filtro desejado como informação da data, COO, ou até mesmo o produto. Encontrado o registro de venda, selecione a mesma bem como os itens dessa venda, pois pode-se realizar uma devolução parcial da venda e clique em “Carregar”

 

Confira se os produtos da devolução estão corretos, depois clique em “Processar” e confirme a operação, nesse momento o sistema ira efetuar a entrada desses produtos no estoque.

Caso tenha selecionado o pedido de venda ou produto errado o sistema permite voltar o status.

Processando a devolução o sistema habilita a opção “Lançar nota” onde é possível vincular uma nota fiscal de devolução já existente no sistema ou então lançar uma nova nota fiscal.

Selecionando a opção “Lançar nota” o sistema automaticamente ira abrir a Nota Fiscal para ser processada,  caso a Nota Fiscal já esteja feita no sistema localiza a mesma pela “lupa” ou informe seu ID de lançamento.

 

Tambem é possível fazer a devolução de venda pela opção de “Carregar nota fiscal”, informe os dados do cabeçalho da devolução

 

Depois clique em “Carregar nota fiscal” >> “Informe o numero do lançamento” >> “confirma se deseja carregar a nota” >> e clique em “Processar”

Após confirmar o sistema automaticamente insere os produtos para devolução de venda.

 

Em seguida o sistema habilita o campo abrir NF. (lanç.”148″), selecionando essa opção o sistema irá abrir a nota fiscal para que seja visualizada/processada.

 

Para fazer a nota de devolução é preciso Confirmar/Alterar alguns campos, como o “CFOP”, a “Finalidade da NF” e “Referenciar” a nota que esta sendo devolvida conforme abaixo:

 

 

No Menu sistema >> Configuração >> Configuração por empresa >> Devolução >  há algumas opões que possa deixar configurado conforme sua necessidade:

 

Esperamos ter ajudado =)
Lembre-se toda sugestão é muito bem vinda e também pode ser aberta por qualquer canal de atendimento.