Lyncis ERP
Quando tentar vincular um produto do ERP a um produto do XML e aparecer a mensagem “Produto X utiliza grupo de tributação, porém não existe regra de tributação vinculado ao mesmo” existe uma checagem básica de informações para encontrar o que pode estar faltando em sua Regra de Tributação.
Resumidamente as informações que precisam ser coletadas são: Grupo de tributação do produto; Origem do produto; CFOP; UF de Origem/Destino; Tipo de Atividade; Contribuinte; Venda Dest.
Abaixo, segue onde conseguir as informações.
Essa informação é encontrada na aba de “tributação” dentro do cadastro do produto. Pode ser acessada direto da tela da importação de XML se clicar em “Cadastro do Produto”, abrir o cadastro e seguir o passo de exemplo abaixo:

Essa informação é apresentada no quadro abaixo ao clicar na linha do item com critica, conforme abaixo. No caso do exemplo, a origem do produto veio como “4”, então na Regra de Tributação deverá ter a mesma configuração.

Todas essas informações podem ser verificadas diretamente da tela da importação clicando no ícone de bandeirinha verde com um alerta amarelo. Esse ícone abre a tela de “Conferência de Regras de Tributação”, nela é demonstrada todas as informações básicas que sua Regra precisa ter para que puxe/vincule a seu produto.


Então, do exemplo acima, precisaríamos basicamente de uma Regra de tributação configurada de forma onde o Grupo de Tributação estivesse como 100, o CFOP 1556, Regime de Tributação (próprio) como 2, UF de Destino e Origem como AM, Contribuinte como 1 e Origem como 4.
Cada nota e empresa é um caso. Lembre-se de sempre confirmar as configurações fiscais de suas Regras de Tributação com a sua contabilidade e se caso houver dúvidas de como preencher as informações no sistema Lyncis, basta contatar o Suporte!